Na hora de lavar a bicicleta toda a gente pergunta, como devo fazer ?
Vamos rapidamente clarificar esta questão, para que a lavagem necessária não danifique a tua bicicleta.
O que usar ?
- Água, sem pressão
- Detergente neutro “Bike Wash”
- Desengordurante para a transmissão “Degreaser”
- Escova dura para a transmissão (pe. escova dos dentes/pincel)
- Um escova/esponja macia para a restante bicicleta
Que detergentes e procedimentos NUNCA devo usar ?
- Detergente da loiça
- Produtos de lavar jantes
- Mistolin
- Produtos derivados do petróleo, gasolina, gasóleo e afins
- Lavar a bicicleta ao sol
Caso a bicicleta tenha muita lama, ou esteja muito suja deve dar-se primeiro uma chuveirada para retirar o máximo de lama e lixo possível.
- Borrifar as partes mais sensíveis e mais sujas com o ” Bike Wash ” , para amolecer e dissolver o lixo/sujidade .
- Deixar actuar cerca de 5 minutos .
- Enquanto o ” Bike Wash ” actua, lavar a transmissão com uma escova dura e o ” Degreaser “
- Passar água em forma de chuveiro, por toda a bicicleta, transmissão incluída, para retirar o grosso do lixo e os produtos de limpeza .
- Para acabamento passar uma escova macia borrifada com ” Bike Wash “, em toda a bicicleta, para o acabamento final
- Passar água em forma de chuveiro para retirar todos os resíduos de detergentes utilizados e finalizar a lavagem
Recomendamos e Utilizamos :
- Bike Wash – Muc-Off –
- Degreaser – Finish Line –
- Replente de Água – Muc-Off MO94 ou Weldtite TF2
- Lubrificante Corrente – Finish Line – Cera Cerâmica
Não se deve submergir a bicicleta em água pois a água irá penetrar em todos os espaços dos componentes. Os vedantes que protegem as partes sensíveis da bicicleta podem não ser suficientes para isolar a água .
Se por qualquer razão isso acontecer, deve-se levar a bicicleta à oficina para que todos os pontos sensíveis sejam desmontados e lubrificados novamente .
No final todos os pontos sensíveis e susceptíveis de acumular restos de água e humidade, devem ser lubrificados com um lubrificante repelente de água .
ATENÇÃO : No final não se deve soprar a bicicleta com ar à pressão, pois irá empurrar água ou sujidades, como areias e poeiras, para dentro dos componentes, (Cubos, Caixa de Direcção, Rolamentos dos Pontos de Rotação, Manípulos das Mudanças, Motor, etc) que é completamente desaconselhado .
ATENÇÃO : O WD40 é um produto altamente corrosivo e danifica todos o vedantes e o-rings da tua bicicleta, levando a que a água chegue a locais impróprios .